sábado, 21 de julho de 2012

Testemunho de Conversão de Scott Hahn – Ministro protestante que se converteu ao catolicismo



Comentário do editor


Um  fato que sempre me chama atenção é a qualidade das conversões  protestantes ao catolicismo. Os católicos que se “convertem” em  protestantes normalmente saem de um imenso vazio teológico ( para muitos  o termo “católico” não dizia muita coisa e por isso deixaram o pouco ou  nada que tinham pelo muito pouco que receberam.) Quando os protestantes  se convertem em católicos o fazem a partir da descoberta da Verdade e  da Igreja, o fazem  dentro de um processo racional e lógico, são  conquistados pela beleza da verdade que ilumina a inteligência e encanta  o coração! Talvez isso explique porque nos Estados Unidos, ( terra do  Scott), o catolicismo tem crescido tanto pela conversão de protestantes.


Cremos  que é quase impossível alguém protestante que estude e pesquise a  história da Igreja e sua doutrina, compreendendo exatamente o que a  Igreja ensina, que não se torne católico. Os exemplos acontecem às  centenas, alguns inclusive já divulgados aqui no Blog.
um pouco logo mais vale apena ler


Tradução: Jaime Francisco de Moura


Muito obrigado. É muito bom  estar com vocês. Eu nunca deixo a oportunidade de mostrar e compartilhar  por que eu me tornei um Católico, e como Deus trabalhou em minha vida,  na vida de minha esposa, e
minha família.


 Isso é o que eu gostaria de  compartilhar com vocês agora. Começo  com uma experiência de conversão  que eu tive na escola secundária. Eu não cresci  em uma família Cristã  forte. Nós não fomos muito de igreja, e assim eu não era muito  religioso. O que  Deus usou em minha vida era um  organização chamada  Vida Jovem, sob a direção de Jack, uma pessoa que muito me ajudou,  na  escola secundária de crianças.


 Depois me ensinaram a amar a  Deus e a ler a Bíblia. Até que eu estivesse terminando a escola  secundária, eu tinha lido a Bíblia duas ou três vezes em sua totalidade.  E eu tinha me apaixonado pela Bíblia Sagrada. Como resultado disso me  convenci de muitas coisas.


Primeiro, além de ler a  Bíblia, Jack tinha compartilhado comigo de sua própria biblioteca  pessoal e os escritos de Martinho Lutero,  João Calvino, e me tornei um  Cristão protestante convencido,  não  só um Cristão com a bíblia, mas alguém que foi convencido que até 1500,  o Evangelho tinha estado perdido entre  o período medieval, com   superstições e práticas pagãs que a Igreja católica tinha  adotado.  E assim esta primeira convicção era ajudar meus amigos católicos para o  Evangelho de Jesus Cristo, lhes mostrar a Bíblia, e para  mostrar para  eles que na Bíblia, você aceita Jesus como Salvador e isso era tudo. Não  Maria, não os Santos, não purgatório, não devoções etc.


 Naquele tempo eu estava saindo  com uma menina que era católica, e nós  estávamos ficando com um namoro  sério. Mas eu imaginava que não havia nenhum futuro em nossa  relação  se ela permanecesse católica. Assim eu dei a ela, um livro de Loraine  Boettner intitulado Catolicismo romano. O livro era conhecido como a bíblia do Anti-catolicismo. Era  quatrocentos e cinqÃ?enta páginas que a encheram de todos os tipos de  distorções e mentiras sobre a Igreja Católica. Mas eu não soube que na ocasião, eu compartilhei isto de boa fé  com ela. Ela leu do princípio ao fim. Ela me escreveu dizendo, “obrigada pelo livro; Eu nunca voltarei contigo novamente.” Eu figurei que se a” bolacha” na que eles estão adorando no altar não é  Deus, então eles são os idólatras, eles são os pagãos. Se o Papa em  Roma não é infalível, e sim um tirano . Ele é um simples ditador  espiritual.


 O único católico em minha  família em ambos os lados era minha amada  avó. Ela era muito quieta,  muito humilde, muito santa, eu tenho que admitir. Ela também era uma  católica devota. Quando faleceu, os pertences religiosos dela foram  doados a meus pais. Então eu achei as contas do rosário dela, e isto me  fez ficar doente por dentro. Eu soube que minha avó teve uma fé real em  Jesus, mas sabia que tudo isso era mau. Assim eu rasguei separadamente   as contas do rosário. Eu pensei que essas  contas era uma cadeia e que  afinal ela estava quebrada livre. Isso era  o segundo aspecto de minha  própria perspectiva: que estas pessoas poderiam ter alguma  fé mas há  pouco eram rodeados através de mentiras, e assim eles precisavam amar  a  Bíblia.
 Bem, depois de me  formar na escola secundária, decidi não só  procurar o ministério mas  estudar teologia. A decisão veio como resultado do papel de pesquisa que  eu escrevi no ano final dentro da escola secundária. Eu escrevi um  papel intitulado “Sola Fide”. Isso é uma frase latina “Somente a Fé”.  Era a frase que Martinho Lutero lançava na Reforma protestante. Ele  disse que nós  estamos justificados, nós estamos com Deus só pela fé,  não por qualquer trabalho que  poderíamos fazer. E para ele, isso era o  artigo em qual a igreja estava em quedas. E por causa disso, a Igreja  Católica caiu.. E assim eu entrei na faculdade com esta forte convicção.


Anos de faculdade


 Nos meus quatro anos de  faculdade, estudei profundamente a  Filosofia, Teologia, Bíblia e  Economia. Assim durante esses quatro anos eu me dediquei a alcançar  as  crianças que não souberam de Cristo, e eu confesso que esta  categoria  incluiu as crianças católicas na escola secundária onde eu trabalhei   porque eu olhei para estas pobres almas de que realmente não souberam de  Jesus Cristo. Eu descobri  depois de vários estudos da Bíblia que não só estas crianças, mas  praticamente todo católico adulto  que encontrei não sabia o que a  Igreja católica ensinava. Assim  conseguindo que eles vissem a Bíblia,  estava como apanhar  patos em um barril. Eles não estavam prontos, eles  eram desarvorados, eles eram  indefesos.


 No meu terceiro ano de  ministério na Vida Jovem, eu perguntei para a menina mais bonita no  campus, se ela me ajudaria trabalhando a localizar estas crianças, e ela  disse “Sim.” Nós trabalhamos  juntos durante  dois anos, ás vezes nós discutimos vários modos e meios para alcançar  estes crianças. Mas nós crescemos respeitando um ao outro de forma que  ao término dos quatro anos de faculdade, eu fiz a pergunta. E a maior  coisa que ela já disse foi “Sim.” Nós nos casamos. Tivemos a mesma visão, fizemos ministério junto, compartilhamos  as boas notícias de Cristo.


Anos de seminário


 Fomos para um seminário uma  semana depois do nosso casamento.  Depois de três anos eu me formei  sendo o primeiro lugar de minha classe. Eu digo fora de qualquer  orgulho, como eu procurei meus estudos  com um tipo de vingança. Pessoas  que me conheceram no seminário, me conheceu por ser  bastante intenso.  Eu gastava todo tempo lendo a  Bíblia estudando os livros sobre Bíblia.  Kimberly e eu tivemos uma grande  experiência de três anos. Mas muitas  coisas aconteceram no caminho  que eu preciso relacionar porque em  retrospecto eu os vejo como experiências.


 A primeira coisa era um curso  que Kimberly fez no primeiro ano,  uma classe que eu tinha levado antes  de Éticas Cristãs. Dr.  Davis formou pequenos grupos de forma que cada  grupo poderia estudar um tópico. Havia um grupo em aborto, um em guerra  nuclear, um em pena de morte. Ela anunciou que estava em um grupo  dedicado a estudar  contracepção. Eu me lembro de pensamento na ocasião, “Por que contracepção? “


 Ela disse, “Bem, três outros se inscreveram para isto e nós tivemos nossa primeira reunião hoje”.  Fulano de tal anunciou os resultados de nosso estudo. Ele disse, bem,  todos nós conhecemos como protestantes, que contracepção está bem. Ele  anunciou que as únicas pessoas que se chamam  Cristãos que opõem ao  controle de natalidade artificial são os católicos, e a razão que eles  fazem, é porque eles são corridos por um  Papa celibatário.


 Bem, aquele tipo de argumentação realmente não impressionou  Kimberly. Ela disse, “esses são os melhores argumentos que você oferece?” e ela se interessou pesquisando isto  por conta dela.


 Assim eu elevei o assunto e  ela me deu um livro. Foi intitulado  Controle de natalidade e o  MatrimÃ?nio por John Kippley. Eu comecei a ler o livro com grande  interesse para meu próprio estudo pessoal, com o  título de, “Controle de natalidade e a Convenção de MatrimÃ?nio”. Quando eu abri o livro e comecei a ler, eu disse, “Espere um segundo,  Kimberly, este sujeito é um católico. Você espera que eu leia uma obra católica? “


 Bem, eu comecei a ler o livro. Passei por dois ou três  capítulos e ele  estava começando a fazer sentido. Eu não queria francamente que ele  fizesse sentido algum. O Livro mostrava que o matrimonio não é só  um ato físico; é um ato espiritual que Deus tem  projetado no  matrimonio e é sempre renovado. Terminei de ler o livro, e fiquei  convencido.


 Fiquei um pouco aborrecido, porque a Igreja católica era a única  denominação, que sempre defendeu esses ensinamentos, pois em 1930  a  Igreja anglicana, que mantinha os mesmos ensinamentos, quebrou esta  tradição e permitia a contracepção. Antes de 1960 e 70, minha própria  denominação, a Igreja presbiteriana nos Estados Unidos da América, não  só endossou a contracepção, mas também o aborto,  e isso me intimidou.


 Durante o ano final no  seminário, aconteceu algo  que representou uma crise para mim. Eu estava  estudando convenção e eu ouvi de  outro teólogo, que ensina no  Seminário de Westminster. Eu ouvi um Pastor que estava sendo acusado de  heresia. Pessoas estavam sugerindo  que a heresia dele cresceu fora da  compreensão da convenção. Ele estava questionando a “Sola Fide”.


 Eu o chamei no telefone e disse,. Mas porque você está duvidando de Lutero e da  doutrina “sola fide? “ Ele foi mostrar nesta discussão que  a concepção de Lutero sobre a  justificação era muito restrita e limitada. Isto  tem muitas verdade,  mas também perdeu muitas verdades.


 Quando eu desliguei o  telefone, eu procurei ver mais adiante os ensinamentos de Lutero no  qual, Deus é um juiz, e a convenção é uma cena de sala de tribunal  por  meio de que todos nós somos os criminosos culpados. Mas desde que Cristo  levou nosso  castigo, nós adquirimos a retidão dele, e ele adquire  nossos pecados.


 Para Lutero, em outras  palavras, a salvação é uma troca legal, mas para Paulo em romanos, para  Paulo em Gálatas,  salvação é  muito mais que isso. Não é só uma  troca  legal porque a aliança não aponta para uma sala de tribunal sobre um  quarto familiar hebreu. Deus não é só simplesmente juiz; e os  julgamentos dele são paternais. Cristo não é só alguém que representa  uma vítima inocente que leva nossos pecados, ele é o  primogênito entre  muitos irmãos. Ele é nosso irmão mais velho, e ele nos vê como  fugitivos, como rebeldes que estão cortados da família de Deus. A Nova  Aliança não faz que Cristo  troque em um senso legal; Cristo nos dá a  própria vontade de forma que nós  realmente tornemos filhos de Deus.


 Assim concluí que a “Sola fide” estava errada. Primeiro, porque a Bíblia nunca diz isso em qualquer lugar.  Segundo, porque Lutero inseriu a palavra “só” na tradução para o alemão, embora ele soube perfeitamente bem que a frase “só” não estava no grego. Em nenhuma parte o Espírito santo  inspirou os escritores da Bíblia  para dizer que nós somos salvos só pela fé. Paulo nos  ensina que somos  salvos por fé, mas em Gálatas diz que nós somos salvos por  fé e obras.


 Então de repente nós  adquirimos notícias que nossa mudança teoricamente  sobre contracepção  tinha provocado uma mudança na anatomia de Kimberly e  fisiologia; ela  estava grávida.


Pastor de uma Igreja em Virgínia


 O telefone tocou. Uma igreja em Virgínia, uma igreja famosa: você é o candidato para pastorear, nós o queremos aqui”. Na realidade nós lhe pagaremos bem de forma que você  possa estudar 20 horas pelo menos por semana, Bíblia e teologia. “Nós queremos que você nos mergulhe na Palavra de Deus”, e assim eu comecei.


 A primeira coisa que eu fiz  era lhes falar sobre a Aliança. A  segunda coisa era corrigir o engano  deles E mostrar que Aliança significa a família. A terceira coisa que eu  fiz  era mostrar que a família de Deus faz sentido e que Deus é Pai,  Deus é o Filho, e Deus pelo Espírito santo nos fez uma família com Ele. A  quarta coisa , era  os ensinos sobre liturgia e convenção e família na  Bíblia. Eu sugeri que deveríamos ter a refeição familiar,  comunhão. Eu  usei a palavra “Eucaristia.” Como nós mudamos  nossa liturgia, nós sentíamos uma mudança com a nova experiência. Era  excitante  ver, e como eu lhes ensinei mais sobre a Aliança, eles tinham  sede para saber ainda mais.


O professor em um Seminário presbiteriano


 Enquanto isso algo dramático  aconteceu. Eu cheguei em um  seminário, um seminário presbiteriano, e  perguntaram se eu ensinava cursos para seminário que começa com   Evangelho de João. Eu disse, “Seguramente.” Assim eu comecei a compartilhar do Evangelho de João, sobre a família de Deus, sobre o nascer de novo. Eu  descobri em meu estudo que nascer não quer dizer que é somente aceitar  Jesus Cristo como seu Salvador. Mas descobri o que Jesus quis dizer  em (João 3) quando disse que você tem que nascer novamente. Ele diz que  tem que nascer da água e do espírito. Eu ensinei que nascer é novamente  um  ato de Aliança, um sacramento, uma renovação da Aliança que envolve o  batismo.


 Enquanto isso eu estava  preparando meus sermões e algumas conferências à frente de  (João  capítulo 3). Eu estava vendo também o capítulo 6. Lá eu descobri algo  que nunca tinha notado. Jesus disse a eles, “Verdadeiramente,  eu digo, a menos que você coma a carne do filho do homem e bebe o  sangue dele você  não terá vida em você. Quem come minha carne e bebe   meu sangue tem  vida eterna e eu o elevarei no último dia, pois  minha  carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma  bebida. Quem come minha carne e  bebe meu sangue permanece em mim e eu  nele”. Eu olhei para isto de dez ângulos diferentes.


 Eu tinha sido treinado para  interpretar isso em um sentido figurado; Jesus está usando um símbolo.  Mas o mais que eu estudei, o mais que eu percebi que esta interpretação  não faz sentido nenhum. Porque assim que todos os Judeus ouvem o que  Jesus diz, eles partem. Até este ponto, milhares  o estavam  seguindo, e  então de repente as multidões ficam chocado com o que Ele diz, “Minha  carne realmente é comida, meu sangue é realmente bebida” e todos eles  partem. Se Jesus  tinha pretendido falar em um modo figurativo, Ele  teria sido obrigado a dizer, “Pare, eu só quero dizer que isto é somente  um simbolismo.” Mas Ele não faz isso; ao invés, o que ele faz?  Pergunta aos Apóstolos. Pedro se levanta e fala; “Para quem iremos nós? O Senhor tem palavras de vida eterna e nós viemos acreditar.” .


 Como eu comecei a estudar isto, eu comecei a perceber uma coisa. Eu descobri que Jesus nunca tinha usado a palavra “Aliança” em seu ministério público. Ele economizou o tempo para instituir a Eucaristia e disse, “Este Cálice é o  sangue da nova aliança.” Eu  comecei a ver por que na Igreja primitiva  durante mais de 700 anos,  ninguém em qualquer lugar duvidou do significado das palavras de Jesus.  Todos os pais da Igreja primitiva sem exceção levaram as palavras de  Jesus acreditando e ensinando na real presença de Cristo  na Eucaristia.  Eu estava assustado.


 Então de repente um episódio  aconteceu numa noite em um seminário. Um estudante diplomado,John, tinha  terminado uma apresentação sobre o Concílio de Trento. O Concílio de  Trento, você recorda, era a respostas oficial da Igreja para Martinho  Lutero e a Reforma. Em uma hora e meia ele tinha  apresentado o Concílio de Trento dentro da luz mais favorável. Ele tinha  mostrado quanto os argumentos estavam de fato baseado na Bíblia. Então  ele virou o jogo. Os estudantes lhe perguntavam algumas coisas, mas ele  disse, “Posso eu fazer primeiro uma pergunta, Professor Hahn?” Você sabe como  Lutero realmente teve dois  slogans, não só a sola fide, mas a sola  scriptura, ou seja: . “Somente a Bíblia” minha pergunta é, onde  a Bíblia ensina isto? “


 Eu olhei para ele com um olhar fixo em branco. Eu poderia sentir o suor que vinha a  minha testa, mas eu disse, “John, isso é uma  pergunta boba. Ele olhou para mim e disse, me “Dê  uma resposta boba.” Eu disse, “certo, eu tentarei.”. Eu disse, “Bem, (2 Timóteo 3,16) é a chave: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” Ele disse, “Espere um segundo” aqui diz que a Bíblia é  inspirada e lucrativa; não diz que é SÓ a  Bíblia. Nós precisamos de outras coisas como oração, e então ele disse,  que em (2 Tessalonicenses  2,15), Paulo conta que eles têm que agarrar  as  tradições que  Paulo os ensinou por escrito ou através das palavras  de  boca. Eu não estava pronto. Eu disse, “Bem, algumas perguntas e respostas; eu lidarei na próxima.”


 Eu penso que eles não perceberam o pânico que eu estava por dentro.  Quando eu dirigi  para minha casa a noite, eu estava me perguntando, por  que eu nunca ouvi aquela pergunta? Por que eu não achei uma resposta?  No dia seguinte eu comecei a chamar os teólogos ao redor do país. Eu lhes perguntaria, “Onde  a Bíblia ensina a sola Scriptura?  Onde a Bíblia nos ensina que a  Bíblia é a única autoridade ? ” Um  homem na verdade disse a mim, isso é  uma pergunta boba que vem de você.” Eu disse, “Me dê então” uma resposta boba. Eu estava tendo êxito. Um professor quem eu respeitava, um teólogo de Oxford, disse a mim, “Scott, você não vai achar na Bíblia uma prova para sola Scriptura porque não é  algo que a Bíblia demonstra“.


 Outro amigo, um teólogo, me chamou e disse, “Scott, isso que estou ouvindo, é que você está considerando a fé católica? ” Bem, eu realmente não estou considerando a fé católica. “Então eu decidi fazer uma pergunta. Eu disse, “Qual é a coluna e o fundamento da verdade? “ E ele disse, “Scott, para todos nós é a Bíblia.” Eu disse, “Então por que, em (1 Timóteo 3,15) diz que a coluna e o fundamento da verdade é a igreja? “ Ele  fiou em silêncio. Eu disse, quantas igrejas dizem ser a coluna e o  fundamento da verdade? Eu só  sei que a Igreja católica Romana ensina que  ela foi  fundada por Cristo; e está ao redor durante 2000 anos e está  fazendo algumas  reivindicações estranhas que parecem muito semelhante  a (1 Timóteo 3,15).


 Bem, neste momento eu não  estava seguro. Eu peguei um telefone e chamei, o presidente do seminário  onde eu estava ensinando. Steve me pediu para almoçar fora. Quando  saímos para o almoço, eu estava muito assustado e inseguro. Ele falou  que as minhas classes  iam tão bem, que deixaria  ensinar qualquer curso  que eu quisesse. Pagaria até mesmo por um curso de doutorado em teologia. Eu disse, “Onde se faz  um curso desses por perto? “ Ele disse, “Universidade católica.” Eu pensei, “Não, não, não. Eu não quero estudar  lá; eu estou fugindo dessa perspectiva no momento.” Na realidade, ele disse, “Bem,  você oraria sobre isto? “ Eu disse, ” penso que você já  sabe a resposta”. < strong>


 Quando eu cheguei em casa,  Kimberly estava esperando por mim e expliquei a proposta do seminário e  que não ia aceitar porque não estava seguro do que eu ensinaria, porque  nesse exato momento eu não estava seguro do que a Bíblia estava  ensinando. Ela caminhou até mim, e me deu um grande abraço e disse, “Scott nós vamos ter que orar então.” Ela soube o que significou: Significou  a rejeição de um trabalho prospero  como pastor de uma igreja crescente.


De Assistente administrativo para Presidente de Faculdade


 Nós não soubemos o que íamos  fazer. Depois de muita oração, decidimos que deveríamos mudar para a  cidade de onde nós nos encontramos. Quando mudamos, eu solicitei um  emprego a vários lugares, mas a faculdade me contratou como um  administrador assistente do presidente. Durante dois anos eu trabalhei  lá, e me esforçava  bastante durante o dia e a noite sobrava um tempo  para pesquisas detalhadas.


 Em dois anos eu tinha lido vários livros,  e comecei a ler os teólogos  Católicos pela primeira vez e os Estudantes da Bíblia. E eu estava  impressionado com as perspicácias deles, eram de acordo com minhas  próprias descobertas pessoais, descobertas inovadoras que eu estava  assumindo.


 Às vezes eu mostrava as obras eruditas para Kimberly e dizia, “Ouça isto, preste bem no autor.” Porque ela era de certo modo uma teóloga, mas estava tão ocupada em  cuidar das crianças que não tinha muita energia. Mas ela sentava,  enquanto escutava, eu diria, “Quem você pensa que é? “ Ela disse, “fiquei emocionada! Isso parece um de seu  sermões em Virgínia.” Eu disse, “Isso é  o Vaticano II, Isso é a Igreja católica.” Ela disse, “Scott, eu não quero ouvir isso.” Eu disse, “Kimberly,  esta matéria-prima sobre  liturgia é tão excitante. Eu não tenho  certeza, mas eu penso que Deus poderia ter  nos chamando a se tornar  Anglicanos.” Ela olhou em meus olhos, e os seus encheram de lágrimas e  disse, “da igreja Anglicana!
â voçêr Ela disse, “eu  sou uma presbiteriana, meu pai é um ministro presbiteriano, meu  tio é  um ministro presbiteriano, meu marido era um ministro presbiteriano,   meu irmão quer ser um. Eu não quero  ser da igreja Anglicana.”


 Eu me lembro que alguns meses depois de ler muito  mais, uma noite eu saí e disse, “Kimberly,  eu não estou seguro, mas eu estou  começando a pensar que Deus poderia  me estar chamando a se tornar um Católico romano.” Este olhar de desespero aconteceu com ela. Ela disse, não “nós não podemos  nos tornar Episcopalianos? Qualquer coisa, menos católico.” Ela começou a orar para alguém salvar o marido dela, algum  professor, algum teólogo, algum amigo.


Viagem direta para o Catolicismo


 Finalmente aconteceu. Um dia, Gerry, meu melhor  amigo de seminário, me chamou. Ele era o único estudante, junto comigo, que segurou à velha convicção protestante que o Papa era o anti-Cristo. Ele falou comigo uma noite no telefone. Eu li a ele uma passagem de um livro de Bouyer. Ele disse, “Emocionei, isso é rico  e profundo. Quem escreveu isto? “ Eu disse, “Louis Bouyer.” “Bouyer? eu nunca  ouvi falar dele, o que é ele? “ Eu disse, “O que você quer dizer? “ Bem, ele é um  Metodista? “ Eu disse, “Não”.“Ele é um batista? “ “Não.”  “Eu quero dizer é Luterano? O que é ele? ” Eu disse, “Bem,  ele é um  Cató—–. ” “Eu sinto muito” Eu  disse, “Ele é Cató—-romano  “Espere um  segundo, deve haver um erro, Scott. Eu pensei que você disse que ele é  católico.” Eu disse, “Gerry,  ele é católico, e eu tenho lido muitos  livros católicos.”


 De repente eu falei, “eu  tenho lido Danielou, Ratzinger, Lubac,Garrigou-Lagrange e Congar, e  todos estes sujeitos tem uma riqueza enorme;  você tem que ler também”. Ele disse, “Reduza a velocidade. E continuou, “Scott,  sua alma pode estar em perigo.” Eu disse, “Gerry, possa eu lhe dar uma lista de  títulos? “ Ele disse, lerei, qualquer coisa para o salvar deste tipo de armadilha. E eu lhe dei estes títulos.” Eu disse, “Gerry, eu li todos,  separe um deles, pelo menos uma ou duas vezes”. E eu enviei isto a ele.


 Depois, de um mês nós  conversamos um longo tempo por telefone.   Bem, isto foi  por três ou  quatro meses. Nós falaríamos por telefone, duas, três, às vezes quatro  horas discutindo, teologia e Bíblia até três ou quatro pela manhã. Uma noite minha esposa sentou na cama e disse, “Como vai? “Me fale sobre isto. Eu disse, “Gerry ficou perplexo com a verdade Bíblica e o avanço da Igreja católica”. Eu não pude ver ela enfrentar isso, mas eu  pude ver sua face no travesseiro  começando a chorar.


 Em pouco tempo Gerry me chamou  e disse, escute, eu estou um pouco assustado. Meus amigos também estão  assustados. Nós realmente deveríamos levar isto a sério. Eu falei com  John Gerstner, um teólogo Presbiteriano, anti-católico, para uma reunião  de seis horas, para um estudo aprofundado, começando pelo Velho  Testamento em hebraico, o Novo Testamento em grego,  e documentos da  história da Igreja. Ao término de seis horas,  Gerry descobrimos que a Igreja católica nem mesmo tem necessidade de  uma defesa. Ela  está mais como um leão. Nós apresentamos os ensinos da  Igreja  no contexto Bíblico, e ele não tinha respondido nenhuma de  nossas perguntas ou objeções.


 Enquanto isso, eu enviei uma  aplicação para Universidade de Marquette  porque eu tinha ouvido que  tinham alguns teólogos excelentes. Fui aceito, e consegui uma bolsa de  estudos, comecei a visitar alguns padres na área. Nenhum deles quis  discutir minhas perguntas. Um deles na verdade disse, “você  está pensando em converter-se para o Catolicismo? Não, você não quer  fazer isso. Desde o Vaticano II nós desencorajamos isso. A melhor coisa  que você pode fazer para a Igreja é ser um bom ministro presbiteriano.”


 Três ou quatro encontros assim fiquei sem entender. Eu compartilhei isto com Kimberly. Ela disse, “Você  tem que ir a uma Escola católica onde você pode estudar em tempo  integral, onde você pode ter certeza que acredita na Igreja católica.” Assim depois de muito  oração e preparação, nós nos mudamos para  Milwaukee onde eu estudei dois anos de tempo integral no programa  doutoral deles.


 Esses dois anos eram os anos  mais ricos de estudo que eu já tinha experimentado e o tempo mais rico  de oração. Eu me achei dentro de alguns seminários, entretanto, onde eu  era de fato o solitário protestante. Eu realmente desfrutei o tempo. Mas  aconteceu duas coisas no caminho.


 Primeiro, eu comecei a pedir  um rosário. Eu estava muito assustado, mas procedi a rezar, e como  rezei. Comecei a entender então os Católicos. Logo veio em minha mente,  que eu era uma criança de Deus. Eu não tinha somente Deus como Pai e  Cristo como meu  irmão; mas eu tinha também uma Mãe.


 Um amigo meu que tinha ouvido que eu estava passando para a igreja católica me chamou um dia e disse: “Você adora a Maria como esses  Católicos fazem? “ Eu disse,“Eles não adoram a Maria; eles honram a Maria.” “Bem, qual é a diferença? ” Eu  disse, me Deixe explicar. Quando Cristo  aceitou o chamada do Pai para  se tornar um homem, Ele aceitou a  responsabilidade para obedecer a lei,  a lei moral na qual é resumida os  Dez Mandamentos. Há um mandamento  que diz, Honra seu pai e mãe. eu disse, “Chris, no hebreu original, aquela palavra “honra”,   kaboda, palavra hebréia pretende glorificar, dar qualquer glória e   honre você seu pai e mãe. Cristo cumpriu aquela lei  mais perfeitamente  que qualquer humano dando a glória dele honrando a Mãe. Tudo que nós  fazemos no rosário, Chris, é imitar C risto que honra a Sua Mãe com a  glória dele. Nós a honramos com a glória de Cristo.


 A segunda coisa que aconteceu  foi quando fui a capela. Sentei na parte de trás, e era um observador.  Então um sino tocou e todos eles se levantaram e a Missa começou. Eu  nunca tinha visto isto antes.


 A Liturgia da Palavra era  rica. Eles leram a Bíblia, mais do que eu pensei. Então a Liturgia da  Eucaristia começou. Eu assisti e escutei  como o padre pronunciou as  palavras de consagração. E eu confesso, a última gota de dúvida escoou  fora naquele momento.  Eu olhei e disse, “Meu Deus meu Deus.” Como as pessoas começaram a ir  adiante para receber a comunhão, eu  fiquei alegre e o Senhor entrou em meu coração.  O Senhor é Deus e meu  Salvador pessoal , mas agora eu penso que o Senhor quer vir em meu corpo  como também em minha alma  até que esta comunhão esteja completa.


 O próximo dia que eu estava de  volta,  e o próximo, e o próximo. Eu não pude contar a ninguém. Eu não  pude contar a minha esposa. Mas em duas ou três semanas eu estava com a  cabeça erguida e sempre dizendo em meu íntimo, ame o Cristo na Real  Presença, no Santíssimo Sacramento.


 Então um dia Gerry me chamou no telefone. Ele tinha lido centenas de livros. Ele chamou para anunciar, “Leslie e eu decidimos tornar católicos na Páscoa de 1986. “Depois que desliguei o telefone, eu disse, “Kimberly, você nunca vai  adivinhar o que Gerry e Leslie estão planejando fazer.” “O que?” Eles vão se tornar  Católicos na Páscoa de 1986. “


 Eu soube que Kimberly me amou bastante e nunca me permitiu desobedecer meu Deus e Salvador. Ela disse, “eu  rezarei aproximadamente, mas eu tenho que lhe falar, eu me sinto  traída. Eu me sinto abandonada. Eu nunca me senti tão só em minha vida.  Todos meus sonhos estão morrendo por causa disto.” Mas ela rezou, e Deus a abençoou, ela voltou e  disse, “Esta é a coisa mais dolorosa em minha vida, em nosso matrimÃ?nio, mas eu penso que  é o que Deus quer que eu faça.”


 Na vigília da Páscoa de 1986,  ela me acompanhou para a  Missa de vigília, que até este momento, eu já  tinha recebido o batismo, primeira comunhão, Confirmação. Quando eu  voltei eu estava chorando,  e eu pus meu braço ao redor do dela e nós  começamos a rezar. Deus disse a mim, “Olhe, eu não lhe estou pedindo que se torne um católico apesar de seu amor por  Kimberly, porque eu a amo mais que você”.


 Nós tivemos um terceiro bebê,  Hannah. Quando Hannah foi concebida, eu estava  realmente assustado.  Assustado por muitos razões mas nunca tão assustado como numa   manhã de  domingo quando Kimberly estava grávida de cinco meses. Estávamos na  Igreja dela e na última estrofe do último hino, ela se levantou e virou  para mim. Ela estava branca como um fantasma e disse, “eu não me sinto bem.” Ela se sentou e se deitou,e  não soube o que fazer, corri para um  telefone público, e estava em um pânico mas logo veio a ajuda e ela  entrou no carro e fomos para o hospital e a vida de Kimberly,  e o bebê  foram poupadas, e Hannah nasceu.


 Eu há pouco tive o senso que  estávamos mais íntimos de Deus para o nosso matrimÃ?nio, pois antes de  Hannah nascer Kimberly  me disse, “eu não estou segura  mas  acho que Deus está me dizendo que Hannah vai ser um  criança de  reconciliação. Eu não estava seguro do que isso significaria.” Nós abraçamos e começamos a rezar sobre isto.


 Depois que Hannah nasceu, Kimberly me chamou. Ela disse, “penso que Deus quer que eu tenha a Hannah batizado dentro  da Igreja católica.” Eu disse, o que?  Ela disse, “eu não estou segura mas sim.” e nós passamos pela liturgia do batismo. Como resultado desta  celebração litúrgica do batismo, ela  fotografou a liturgia batismal e  enviou à família e  amigos. Mas ela ainda não estava pronta para entrar  nestes debates. Ela começou  ler e rezar.


Viagem para o Vaticano em Roma


 Em  Janeiro meu sogro me  convidou a se juntar a ele e um grupo de pessoas que estavam trabalhando  contra a pornografia que se espalhava pela  Europa oriental. Nesta  viagem, iríamos também  ao Vaticano para uma reunião e uma privada   audiência com o Papa João Paulo II. Meu sogro, presbiteriano auxiliar,  me perguntou se eu queria conhecer o Papa Eu disse, “Sim.” Assim no final de janeiro, além de ter podido se reunir com o Papa  também fui convidado  o acompanhar na capela privada dele em uma  sexta-feira e participar da Missa matutina às 7:00 da manhã onde fiquei  alguns metros dele. Você poderia ouvir  ele que reza com a cabeça dele  nas mãos dele, levando o peso do  Igreja com todos seus fardos no  coração dele.


 Como ele celebrou os Mistérios  da Santa Missa, eu prometi para mim mesmo de participar profundamente  na Missa, compartilhar com meus irmãos e irmãs, e agradecer a Cristo que  nos deu uma incrível família, agradecer a Santíssima Virgem Maria por  ser nossa Mãe espiritual, ao Papa, João Paulo II por ser um guia e um  pai espiritual que nos conduz ao Pai divino, agradecer aos santos que  são nossos irmãos e são a família de Deus.


“A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1 Tim 3,15)

“Todo aquele que divide Jesus é um anti-cristo” (1 Jo 4,3)

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fonte: http://www.recadosaarao.com.br/index.asp

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